O que é Teologia?

A Teologia é o estudo de Deus, bem como suas interações com a humanidade e sua cognoscibilidade, isto é, sua qualidade de poder tornar-se conhecido para a humanidade. A Teologia Cristã pressupõe que Deus pode ser conhecido. E isto não é nenhum problema nem bíblico nem teológico, pois a Bíblia é explícita em nos dizer que Deus pode ser conhecido.

Importância de estudar teologia

Uma verdade tem que ser dita, o conhecimento sem o espiritual pode levar alguns ao formalismo, e o espiritual sem o conhecimento também pode levá-lo ao fanatismo religioso.

Na maioria dos cristãos professos tem pouco ou nenhum interesse em teologia. Nas mentes de muitos cristãos não existe nenhuma conexão necessária entre a teologia e sua vida cristã cotidiana. Eles acreditam que a teologia é irrelevante.

A desconexão entre teologia e igreja e entre teologia e o cristão teve resultados desastrosos. Alguém precisa apenas olhar as recentes pesquisas examinando o nível de conhecimento teológico no meio dos cristãos professos, para saber que algo deu errado.

Para que os cristãos comecem a entender por que a teologia é necessária e relevante, precisamos entender o que queremos dizer por teologia. Os teólogos reformados do passado definiram a teologia como “uma palavra sobre Deus” baseada na “Palavra de Deus”. Em suma, em sua essência, a teologia é o conhecimento de Deus.
O conhecimento de Deus é uma linha divisória entre crentes e incrédulos. As Escrituras caracterizam os incrédulos como aqueles que não “conhecem a Deus”, aqueles que não possuem “conhecimento de Deus” (Os 4.1; 1 Co 1.21; Gl 4.8; 1 Ts 4.5; 2 Ts 1.8;)

Temos que ter ponderação, e isso aprendemos e conhecemos somente estudando e adquirindo o conhecimento necessários para isso, pois é como disse Jesus: “E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos Libertará” – Jo 8.32.

Em pleno século XXI, não podemos permitir, que ainda há cristãos, obreiros e pastores que não têm a visão do reino de Deus claramente, ou que prega sem saber e entender da palavra de nosso senhor.

Todos em seus templos conformados com os cultos mal administrados, sem uma linha lógica da liturgia, sem um conhecimento aprofundado. E passa ano após ano e nada de mudanças, o povo está estagnado e acostumado com as mesmices, temos que dar o exemplo, e fazer as pessoas evoluírem com a palavra de Deus, muitos com a mesmice dos cultos, sem perspectiva de crescimento por ambas as partes acabam desmotivados, e quando não a decadência espiritual. Triste realidade, não espere.

 HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De 2ª a 6ª das 8:00 às 17:00  

QE 40, Rua 05, Lote 13 Guará II, 

SRIA II (Polo de Moda),
Brasília - DF, CEP: 71070-505

(61) 3021-2781

(61) 99996-2550

Centro Educacional e Social Evangélico FATAD - CNPJ 26.497.883/0001-80

© COPYRIGHT FATAD 2018 - DIREITOS RESERVADOS - A cópia ou utilização sem prévia autorização constitui-se crime federal de acordo a Lei Federal 9.610 de 19/02/1998